Análise crítica da série Vikings

Série está em sua 4ª temporada


Por: Nicóli Cardozo
Vikings é uma série criada por Michael Hirst, produzida e exibida pelo canal History desde 2013, somando até agora um total de quatro temporadas, sendo que a última estreou em 18 de fevereiro deste ano e ainda está em exibição.

Essa série - como sugere o título - tem como tema principal a trajetória da civilização Viking e como se deu a sua expansão no oeste europeu. A série é baseada em fatos verídicos, mas mescla também um pouco de ficção. Inclusive, a maioria dos personagens existiu de fato, ou pelo menos especula-se fortemente a existência de alguns, como é caso do protagonista Ragnar Lothbrock (interpretado pelo ator Travis Fimmel). Na série, Ragnar foi o viking que liderou as primeiras viagens para o oeste da Europa, descobrindo primeiramente territórios da Inglaterra, realizando saques e instaurando o terror. As viagens de Ragnar não cessam em solo inglês - ele vai cada vez mais para o oeste, descobrindo novas terras, povos e grandes riquezas.

O compromisso da série com a verossimilhança é uma das características que a torna mais do que interessante - ela é rica em detalhes sob vários aspectos: o roteiro é bem elaborado, com uma trama cheia de reviravoltas, sem ser previsível; os personagens são muito bem construídos e o fato de serem complexos os torna especiais, ou seja, não são puramente bons ou maus, eles agem de acordo com os próprios interesses sendo heróis e vilões ao mesmo tempo e passam por situações que os transformam.
Quanto aos aspectos artísticos, Vikings também não fica atrás: o figurino, a maquiagem e o cabelo (penteados) são impressionantes, bem como os cenários e locações que, em sua maioria, foram escolhidos no norte da Europa, Irlanda e Canadá, retratando a paisagem fria e mística típica das regiões habitadas pelos antigos escandinavos. A trilha sonora composta por Trevor Morris é marcante e dá o tom para todos as cenas: as batalhas, a vida no campo, as navegações e os rituais religiosos. Mas, a partir da segunda temporada, a trilha conta com a participação do grupo Wardruna, que compõe músicas inspiradas nas canções tradicionais da cultura nórdica e Viking.
 O elenco também merece destaque, com atores desconhecidos, porém notáveis e talentosos como é o caso de Gustaf Skarsgård (Floki), Katheryn Winnick (Lagertha), Clive Standen (Rollo), Linus Roache (Rei Ecbert), entre muitos outros.
Vikings é uma série que vai surpreender o espectador, capturando sua atenção do primeiro ao último capítulo e em todas as temporadas, sempre deixando um “gostinho de quero mais... muito mais! ”.

                                                           Vídeo
Compartilhe no G+

Sobre: Diones Santana

Após ter entrado para a escola de magia e bruxaria de Hogwarts, ter vivido longos anos na terra média ao lado de Hobbits, conheci o filho de Jor-El ainda quando ele era Clark Kente ter entrado em um fliperama para conhecer Tron! Hoje estou aqui compartilhando minhas paixões com vocês, porém me acompanhe para que eu não caia na zona fantasma.

    Comente
    Comente com Facebook

0 comentários:

Postar um comentário